quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SER SOLIDÁRIO NÃO É SÓ DAR UMA ESMOLA

     Passados que são uns dias sobre a inauguração do novo edifício, eis que uma das suas dependências já está a render, não em termos de dinheiro, mas muito mais importante do que isso,  é  em termos sociais.
     Quem diria, anos passados, que teríamos que chegar ao ponto de em função dos últimos tempos vividos no que diz respeito às dificuldades financeiras em que vivemos, criar um banco solidário.
     E está criado. Todas as quarta-feiras depois das 14H30 a sala abre as suas portas.
     Vamos dar prioridade ás trocas. Se alguém tem uma peça de roupa ainda em bom estado mas que já não lhe serve, entrega-a e leva outra.
     Desta forma será possível alimentar e renovar o stock existente. Se não tiver para troca, também não será por causa disso que não será servido.

     ESTAMOS AGORA A COMEÇAR, VAMOS ALIMENTAR ESTA IDEIA
(Clique nas fotos)

     

         Mas ser solidário não é só dar uma esmola, é muito mais que isso.
      No mesmo espaço e já que a área é confortável, foi também criado uma actividade que tem por finalidade ensinar.
      Aos sábados temos a catequese, uma forma de ensino bastante participada apesar de no Salgueiro se notar como em todo o país uma baixa de natalidade. Mesmo assim há um número significativo de crianças que participa.
     Às quarta-feiras no mesmo período de abertura do banco solidário, iniciámos uma actividade de ensino destinado a qualquer idade ou sexo e que já conta com número significativo de pessoas.
      Diz um provérbio chinês muito conhecido que não interessa dar o peixe. É preciso dar uma cana e ensinar a pescar.
      Aqui estamos a adoptar pelo mesmo sistema. Aprender a fazer uma costura, aproveitar tecidos que á primeira vista não têm qualquer serventia, aprender a fazer renda, umas bainhas,  a fazer arraiolos, é por onde se começou esta actividade, baseada na experiência de pessoas sabedoras do ofício onde a terceira idade tem um papel muito importante nestes trabalhos.
      Outras actividades se seguirão assim logo que apareçam voluntários sabedores de outras artes.

ESTAMOS AGORA A COMEÇAR VAMOS ALIMENTAR ESTA IDEIA

(Clique nas fotos)



Luis Patriarca
Salgueiro Bombarral

Sem comentários:

Enviar um comentário