segunda-feira, 24 de junho de 2013

SÃO JOÃO - Patrono do Salgueiro - Carvalhal

     A chuva deixou-nos em paz por uns tempos segundo a meteorologia, mas eu seu lugar deixou-nos o vento, característica tão vulgar nesta época do ano nesta região do Oeste.
     Foi com uma noite ventosa e fria que se fez a fogueira de São João nosso patrono, se assaram as sardinhas, as febras e entremeadas,  tendo afastado por essa razão algumas pessoas que gostariam de estar presentes.
     O Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Belo Horizonte do Salgueiro brindou os presentes com as suas danças e cantares.
     Porque era domingo o grupo de voluntários de angariação de fundos desta vez para a recuperação da Igreja do Salgueiro, começou o seu habitual trabalho com a cozedura dos bolos de ferradura dos quais foram  confeccionadas três fornadas acabando por não chegar para as "encomendas", prosseguindo com o fabrico do pão nas suas normais vertentes.
     Foi pena o tempo estar assim, mas já não estranhamos.




















     E assim terminou a noite de S. João.
     Hoje segunda -feira dia do padroeiro, o dia amanheceu completamente diferente de ontem. Sol radioso com uma temperatura excelente pela manhã.  Diga-se que o programa referente à novela "Bem-vindo a Beirais" que esteve a ser feito e transmitido em directo pela RTP1 durante todo este dia no Carvalhal,  teve muita sorte com o tempo que esteve com muito calor, algum vento que não prejudicou o programa. Aproveito para dizer que em minha opinião todas estas horas de programação é talvez a maior publicidade que a nossa freguesia podia ter tido. Se for bem aproveitado trará com certeza benefícios para todos.
     Mas voltando à festa de S.João, hoje tivemos a parte religiosa com a festa de igreja celebrada pelo prior o Padre José Luis, seguida da já tradicional procissão.
     É dessa celebração que também aqui ficam as imagens.













Luis Patriarca
24 de Junho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário