quinta-feira, 10 de abril de 2014

BALEAL - A jóia do Oeste em fotos

   
 Os meus trabalhos de jardinagem que estava fazendo fizeram acordar uma tendinite que jazia adormecida. Por outras  vezes parecia acordar mas voltava a adormecer. Desta vez  acordou em fúria.
     Dado que assim aconteceu tive que parar as minhas actividades, e como o dia de hoje era de previsão sem chuva lembrei-me de ir até ao Baleal , já que o meu braço direito não me deixa continuar o trabalho.
     Em poucos minutos estava lá,  o que é uma vantagem aqui para nós  estarmos  tão pertinho de um local tão bonito como é o Baleal e os seu arredores e que já é o local mais importante  de Portugal para a formação de surfistas dado o número elevado de escolas que aqui se têm criado.
      Como estamos também envolvidos por uma paisagem natural fabulosa que é a que temos a partir daqui do Salgueiro e nem ligamos a isso, o Baleal quase que roça pela mesma bitola. É uma maravilha que devido à nossa rotina por vezes não lhe damos o devido valor.
     Raul Brandão - militar, escritor e jornalista, que não era destas paragens, era portuense, chamou-lhe a "mais  linda praia da terra portuguesa".
     Gosto muito das praias penichences mas, entre tantas, o Baleal, São Bernardino e Consolação são aquelas que de uma forma ou outra me marcaram.
     Em criança o meu pai junto com os irmãos Manuel e Cecília  alugavam anualmente uma casa no Baleal junto aquela que foi do saudoso Dr. Albuquerque. Foi aqui que me lembro de começar a  vir à praia, era eu criança muito pequena. Mas apesar de ser pequeno ainda me lembro das patifarias do filho do Dr. Albuquerque vir ao estendal da nossa roupa e puxa-la para o chão ou esconde-la.
     Mais tarde, por causa do efeito benéfico sobre o reumatismo que a praia da Consolação ainda hoje goza, passaram a alugar uma casa nesse lugar junto à igreja.
     S. Bernardino era a praia para onde ia a partir da Consolação dado que era muito abrigada.

     .........

     Hoje apesar de nublado, o dia apresentava-se com uma temperatura agradável.
     Quando era jovem gostava de ir para a praia, hoje gosto mais de ir à praia e sentir junto às rochas o saudável ar salino.


     Levei a máquina comigo e tirei umas fotos que aqui apresento, gosto e compartilho convosco, já que o Salgueiro está em pausa de notícias, isto é,  nem boas nem más.
     Luis Patriarca


































































































a

1 comentário: