terça-feira, 20 de maio de 2014

Ainda a visita da Imagem Peregrina de Fátima - O Rescaldo de uma visita.

 

 Passados que foram os dias de visita da imagem peregrina da Virgem de Fátima há que fazer algumas reflexões no que essa visita e a própria imagem representa para nós os crentes.
     Eu, tal como a maior parte de nós fomos educados numa vivência cristã, essa educação reflecte-se na nossa vida, nos nossos hábitos e no nosso quotidiano.
     Desta forma vivemos esta visita como um dom, uma bênção da Senhora de Fátima, desta Mãe que na Sua imagem veio até nós 61 anos depois.
     Esta imagem, foi a quinta a fazer-se  das 11 que o Santuário de Fátima tem como imagens peregrinas. Foi moldada  segundo as instruções da Irmã Lúcia que ao escultor ia dizendo os pormenores da Senhora que viu, e é de realçar as feições da sua cara de rara beleza.  Este pormenor torna esta imagem ainda mais importante entre as outras.
     Antes de vir até à nossa comunidade, esta imagem percorreu toda a Argentina tendo regressado a Portugal há uns dias atrás.
     Estive na sua recepção no lugar do Sanguinhal onde foram muitos os que quiseram vir saudar Nossa Senhora através da sua imagem.
     Do Sanguinhal partiu para o Sobral do Parelhão, onde mais uma pequena multidão saiu à rua para A aclamar.
     Depois da sua visita de 24 horas, assim em todos os lugares da freguesia, partiu para o Carvalhal.
     Do Carvalhal foi para o Bom Vento mas por questões de saúde não pude acompanhar assim como em A-dos-Ruivos e Barrocalvo. Mas pelas informações que me chegaram foram também muitas as pessoas que quiseram saudar a Virgem de Fátima.
     Com alguma dificuldade pelo meio acompanhei a sua entrada no nosso Salgueiro no dia 10.
    Apesar de o acompanhamento da sua entrada não ser feito a pé mesmo assim muita gente esperou apeada no cruzamento do Bom Vento pela sua chegada.
       Entretanto o tempo tinha mudado há dois dias. A visita ao Bom Vento fez-se debaixo de uma ventania medonha que já não é novidade para nós que estamos habituados a isso.. Para piorar a situação o vento trouxe com ele os chuviscos que assim continuaram durante a visita ao Salgueiro, mas que não fez arredar pé a ninguém.
     Estava programado que a imagem peregrina deslocando-se na carrinha do Santuário iria primeiro visitar os lugares do Salgueiro antes da sua entrada na igreja. Foi assim, que desta forma a carrinha, carregando a imagem peregrina entrou na Rua da Lagoa, até aos Maticos, depois a Rua Francisco Pereira Silvestre até ao Casal da Eira da Pedra. Voltou na direção do Salgueiro, passou pela rua de Cima, entrou na rua dos Matinhos e junto ao café Ponto de Encontro desceu em direcção à rua da Fonte Velha. Subiu a Rua do Lagar de Azeite, atravessou a Rua Principal, entrou na Tv. do Alegria em direcção ao Bairro Social e novamente Rua Principal em direcção à Salgueirinha, Qta da Tourinha, cruzamento do Louriçal, Rua da Quinta , Rotunda do Avenal, Casais do Avenal. Daqui voltou para trás até à Rotunda do Avenal e foi até ao Avenal  voltando novamente pela Salgueirinha, Rua do Forno e Casal do Queijo donde fez o seu regresso ao Salgueiro onde mais uma vez muita gente a esperava. De seguida realizou-se a procissão de velas conforme se pode ver nos links dos locais onde estive que a seguir aqui deixo.
     No dia 11 foi a despedida do Salgueiro e a sua entrega em A-dos-Ruivos, que depois a entregaria ao Barrocalvo. Foi daqui do Barrocalvo que a imagem foi transportada em ombros na procissão, passando pela Saimouca até ao Santuário. No Santuário foi aquilo que as imagens mostram, um mar de gente que há muitos anos o 13 de Maio do Senhor Jesus não registava.
     Como apontamento, digo que todos os lugares se enfeitaram de flores e outros artefactos, sobressaindo as flores azuis e brancas que muito tempo antes foram confeccionadas pelo habitantes de cada aldeia.
     Todos nós ficámos mais ricos interiormente agradecendo à Virgem esta visita e eu muito em especial por ter tido o privilégio de a transportar no meu carro de volta ao Santuário de Fátima onde era esperada para no dia 15, no dia seguinte, partir para Toledo em Espanha em mais uma visita peregrina.
     Peço desculpa pelo desconforto do vento que prejudicou o som nalguns trechos de gravação.
(Clic nas fotos para ampliar)





































      Luís Patriarca


     Os links:
      Sanguinhal
      Sobral do Parelhão
      Salgueiro -despedida
      Salgueiro
      Santuário

      AQUI podem ver um pequeno video sobre a chegada ao Santuário do Senhor Jesus.


   

Sem comentários:

Enviar um comentário