terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Benção da Casa Mortuária no próximo Sábado dia 8. Veja as fotos.



É já no próximo sábado dia de Nossa Senhora da Conceição que terá lugar a benção da Casa Mortuária do Salgueiro bem como as instalações anexas. Houve intenção de ligar as datas já que no Salgueiro, há muitos anos, se celebra a festa de Nossa Senhora com o nome de N.Sra do Livramento da qual  tem a sua Irmandade que se identifica por  opas brancas com gola azul.
A benção do edificio terá lugar pelas 14H30, donde o celebrante padre José Luis prior da freguesia do Carvalhal,  partirá em cortejo para a Igreja seguindo-se a missa em honra de Nossa Senhora do Livramento e a respectiva procissão. 
Construida em tempo recorde, como se costuma dizer, este edifício tem excelentes condições para que os familiares  dos falecidos velem os seus entes dignamente, e em condições excepcionais.
Por outro lado alberga condições de utilização para outros fins que no Salgueiro não existiam.
  Apesar de termos que continuar o trabalho de angariação de fundos pois temos mais obras a fazer, sinto-me satisfeito por ter apadrinhado esta iniciativa e nunca será demais referir a ajuda que a população desta terra deu, bem como a Junta de  Freguesia. Pela parte da Camara Municipal tivemos a ajuda que foi possível dar atendendo á  situação actual da crise em que vivemos. A situação financeira da mesma leva a  muitas restrições, e por muito boa vontade que o seu presidente tenha e eu sei que teria ter dado mais ajuda, mesmo assim ainda que não financeira, também contribuiu facilitando e isentando licenças bem como a ligação dos esgotos e da água.
Vamos agora tentar arranjar verba para cuidar da igreja que está a precisar de obras  sobretudo no que diz respeito ao seu exterior, incluindo pintura geral. Também estão em causa alguns milhares de euros.












                      Luis Patriarca  
 
             Salgueiro Bombarral


     




3 comentários:

  1. Gostei muito de ver. O Salgueiro realmente necessitava de um edifício assim. Dá-me muito orgulho em saber que os habitantes se uniram desta forma é puseram mesmo mãos à obra! Muito obrigado Sr. Luís pelo seu esforço e dedicação, e também pelo trabalho em manter este blog para que possamos estar presentes mesmo quando longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter que continuar a angariar fundos. Agora olhamos e vemos um edifício novo, pintado e olhamos para o lado e vemos a igreja a precisar de arranjo exterior. Não vai poder ser um arranjo qualquer. Tem camadas de tinta sobre tinta que se estão a soltar. Vai levar muito trabalho. Só a torre com 28 m de altura implica um trabalho especial. Já que nos metemos nisto vamos continuar para que ao menos aquilo que é público seja cuidado. A partir de agora a responsabilidade passa para a comissão fabriqueira da Igreja que em reunião com o grupo de angariação de fundos nos pediu que continuassemos. Como é sabido, noutros tempos as entidades oficiais contribuiam, mas agora isso está fora de questão. Terá que ser a população a resolver as suas necessidades.

      Eliminar
    2. Respondendo á questão da Liz, manterei este espaço sempre que esteja disponível. Aliás são precisamente os nossos conterrâneos que estão fora que esteve na origem deste trabalho. Basta ver as estatisticas para ter uma noção de que são precisamente esses que mais visitam o site. Sempre que houver matéria que justifique, aqui será dado conta disso.

      Eliminar