Depois do arranjo do telhado da Igreja do Salgueiro que consistiu na colocação de madeiras novas, substituição de telhas, reparação dos rossos, beirados e outros trabalhos afins, começaram ontem dia 21 os trabalhos de lavagem e reparação das paredes exteriores e interiores com vista à aplicação das tintas o que já hoje aconteceu com a aplicação de tinta no cimo da torre.
O estado aparente não indicava que o estado das paredes estivesse em tão mau estado, mas estavam, o que levou à colocação de reboco novo em grandes áreas.
Desde Janeiro depois de terminados os compromissos com a capela mortuária, começou-se a angariar fundos para esta obra de manutenção.
Os valores angariados até esta data vão ser curtos pelo que se pode antever. Não se estava a contar com o mau estado das paredes interiores nem se contava com a sua pintura porque não aparentavam grande degradação. Tudo isto junto vai atirar com os custos para verbas muito elevadas.
Apesar da colaboração da Câmara Municipal do Bombarral que nos ofertou a tinta para o exterior e a quem daqui vai o nosso agradecimento na pessoa do seu presidente o meu amigo José Manuel Vieira e da Junta de Freguesia do Carvalhal na pessoa do seu presidente também o amigo João Mendonça que nos ajudou com uma verba em numerário, esta ajuda vai ser insuficiente, pelo que temos que procurar outras ajudas. Noutros tempos seria fácil obter-se ajuda das autarquias para estas causas de manutenção de edifícios públicos. Mas as dificuldades financeiras que elas vivem não lhes deixa grande margem de manobra para estes e outros fins.
Como se costuma dizer, está no ar tem que cair. Assim vai acontecer connosco.
Luis Patriarca
Sem comentários:
Enviar um comentário