Foi neste ambiente climático e com a presença do Senhor Presidente da Câmara do Bombarral o sr. José Manuel Vieira e o presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal sr. João Mendonça, que teve lugar ontem dia 3 o XXII festival de folclore do Salgueiro organizado pela direcção do Rancho da terra, o Rancho Belo Horizonte do Salgueiro.
É uma carolice de louvar, esta que teima contra todas as situações desfavoráveis que se vivem neste momento e que são do conhecimento de todos.
A etnografia e o folclore são variantes de uma mesma cultura que há que preservar. Não vivendo de rendimentos próprios a sua manutenção vai sendo muito difícil. Os subsídios rareiam e os custos são elevados. As dificuldades financeiras dos órgãos autárquicos é evidente. Só na realidade uma grande força de carolice consegue levar por diante esta tarefa de manter vivo o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Belo Horizonte do Salgueiro.
Cabe aqui fazer justiça à direcção do Rancho na pessoa do José Nuno e da sua família que não têm rejeitado esforços para que o folclore e a etnografia do Salgueiro seja levada e apresentada por esse país fora e estrangeiro, como agora vai acontecer levando à Grécia a representação regional do folclore e da etnografia.
Sendo já noite e pouca luz mesmo com fraca qualidade aqui ficam algumas ilustrações daquilo que foi este XXII festival de folclore do Salgueiro.
Luis Patriarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário