sábado, 27 de dezembro de 2014

Novo ano 2015 e tudo na mesma, será ???




   Não é novidade para ninguém que vem aí um novo ano.
   Nos últimos anos foi o que se viu e se sente, o empobrecimento da maior parte da população, enquanto a outra parte minoritária e que se aproxima do poder central, deste ou de outro, enche os bolsos a olhos vistos de toda a gente.
Compadrios nunca vistos na área da governação  deram lugar a esta nova "praga" de milionários protegidos pelas leis que homologaram em seu proveito, ou ainda aqueles que "a bem da nação" e dos seus amigos resolveram fazer favores a troco do vil metal.
A corrupção e os negócios feitos a jeito como as PPP  para só mencionar estes...tanta negociata e sorvedouro público que por aí há..., levaram a que este país caísse no lodaçal da miséria para a maior parte dos portugueses.
Eis que, por tudo isto, o país retrocedesse até aos anos sessenta, os anos da emigração... só que nessa época eram as pessoas com menos recursos académicos que emigravam sendo agora precisamente o inverso. 
Portugal vai ficando também cada vez mais pobre  pelo efeito dessa nova categoria de emigrados que não vêem futuro no pais que os viu nascer. São engenheiros, médicos, enfermeiros, pessoas qualificadas em várias áreas. Os nossos impostos pagaram a sua formação e agora quando seriam uma mais valia para Portugal vão enriquecer quem os acolhe sem que estes tivessem que despender um cêntimo.
Vem aí o ano de 2015 e por todas estas razões não prevejo nenhuma mudança que nos leve a fazer a agulha para outra via. Gostaria muito de pensar que será melhor mas não tenho razões para isso. Por limitações orçamentais a vida continuará a ser difícil para a maior parte da população.
No que nos toca mais de perto vou valer-me de um artigo inserto no último Notícias do Bombarral da autoria do meu amigo Manuel Patuleia que corrobora por completo aquilo que acabei de dizer.
Ainda que  de uma forma abreviada, vou aqui expor  os números de bombarralenses com dificuldades na sua vida e que  recorrem aos diversos organismos de assistência do concelho. São os números  do concelho do Bombarral, mas que de certeza que repercute a imagem nacional
Num concelho com cerca de 13.000 habitantes temos registados em organismos de voluntários e outros 1.203 concidadãos bombarralenses e que incluem 284 crianças.
Que números exorbitantes para um concelho tão pequeno. E as famílias e outras pessoas que pela sua vergonha não se identificam como necessitados, a chamada pobreza envergonhada e que portanto não fazem parte destes números???
Quão triste é a realidade da nossa terra ainda que, como em todas as situações de assistência gratuita inclua sempre alguém que tenta iludir a verdade da sua vivência.
Meus amigos, a esperança num futuro melhor será sempre a última a morrer ainda que para isso se tenha que percorrer um caminho cheio de contratempos.
Para todos vós os meus votos de um 2015 melhor, com mais saúde e mais justiça e de tudo aquilo que faz da nossa vida uma vida com qualidade, mas não nos podemos esquecer que teremos que ser nós a contribuir para isso.

Luis Patriarca

1 comentário:

  1. Gostei do teu artigo Luis .Como a esperanca e a ultima a morrer vamos confiar e acreditar num mundo melhor,ja que nao seja para nos mas para os nossos descendentes. Um Feliz Ano Novo e esperancas renovadas.abracos

    ResponderEliminar