sexta-feira, 20 de março de 2015

Festa de S. José e as tradicionais "Luminárias" do Carvalhal - Fotos

 




  Uma vez mais o Carvalhal festejou o dia de S. José. 
  À noite como manda a tradição, a igreja matriz encheu-se de fiéis para assistirem à missa presidida pelo prior Padre José Luis Guerreiro.
  Terminada esta, teve lugar a procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Carvalhense, talvez a banda filarmónica mais antiga de Portugal,  pelas ruas da aldeia embelezadas pelas "Luminárias" feitas a partir da casca de caracol com torcida e azeite, como de uma candeia se tratasse.
Como nota refiro que, como tem acontecido nos últimos anos, estiveram presentes e colaboradores o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Bombarral  e também o seu vice-presidente que como em anos anteriores colaboraram no transporte do palio durante a procissão.
    Para os conhecedores desta tradicional festa de São José e das" Luminárias", não será novidade, mas para os forasteiros que vêm sempre em grande número, será sempre uma agradável surpresa.
     Poderá haver em Portugal algum local onde esta tradição também tenha lugar, mas uma coisa é certa  - desta grandeza será muito difícil, já que a aldeia agora também conhecida como "Beirais" por causa da serie televisiva da RTP, tem todas as características para isso com as suas ruelas e calçadas..
     Muita gente presente este ano com o tempo a ajudar. Um pouco de frio mas sem vento que levou a que todos estes forasteiros que visitaram o Carvalhal tivessem a oportunidade de ver o esplendor das iluminarias que as fotos não transmitem com fidelidade real.
     A par desta festa está a decorrer também no salão nobre uma amostra/venda de artesanato local digno de ser visitado.
     Sem querer diminuir a arte ou a capacidade criativa de cada um dos expositores, há um deles que tenho que mencionar. Trata-se do artesão e antigo construtor civil o meu amigo Joaquim Maurício.

     Uma nota negativa que assinalo da minha parte. 
Gosto da nossa aldeia e sendo o Carvalhal a nossa freguesia por onde todos os dias passamos faço este trabalho com todo o gosto publicitando o que nós temos de bom seja no Carvalhal, no Salgueiro, no Sanguinhal ou noutra povoação do nosso concelho, mas uma senhora que eu não conheço, não sei se é carvalhense ou não,  vir ter comigo com ar de importante criticar-me por estar a fotografar num espaço público com tanto fotógrafo profissional e amador como eu - isto brada aos céus.

Posto isto e como habitualmente, aqui ficam algumas fotos obtidas em condições que não são ideais para isso, nem com material muito qualificado por isso as minhas desculpas da fraca qualidade das mesmas, estando aqui o meu amadorismo desta arte, mas mesmo assim aqui ficam para recordar a festa de São José e das "Luminárias" deste ano de 2015

LUIS PATRIARCA

FOTOS DA PROCISSÃO


















AS "LUMINÁRIAS"




















 Quem se lembra desta de "Beirais"


FOTOS DA EXPOSIÇÃO DO ARTESANATO











 Trabalho artesanal representando em miniaturas algumas casa famosas e conhecidas de quem vê a série televisiva Bem-vindo a Beirais, executadas pelo artesão carvalhense Joaquim Mauricio




















Sem comentários:

Enviar um comentário