segunda-feira, 27 de novembro de 2017

D. JOSÉ TRAQUINA NOVO BISPO DA DIOCESE DE SANTARÉM







D. José Augusto Traquina Maria, de 63 anos, nasceu a 21 de Janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, (Distrito de Leiria, Patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre a 30 de Junho de 1985; a 17 de Abril de 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, pelo Papa Francisco, e ordenado bispo a 1 de Junho desse mesmo ano, numa celebração presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.
Ontem dia 26 de Novembro foi a sua tomada de posse como novo bispo da Diocese de Santarém por nomeação do Papa Francisco substituindo D. Manuel Pelino que renunciou por motivos de saúde.
Quanto a D. José Traquina vou apenas citar quanto ele diz aos bombarralenses pela sua simpatia, pela sua amizade e pela sua competência enquanto seu pároco,  e posteriormente como Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa,  responsável pela zona oeste, onde com muita frequência fazia visita pastoral, ou apenas de índole particular.
A Diocese de Santarém  ficou enriquecida com D. José Traquina,  e à Diocese de Santarém dou os meus parabéns por terem D. José como seu Bispo. 
Estive lá em Santarém, capital do gótico em Portugal, na Igreja de Santa Clara que horas antes da celebração,  apesar de ser um templo considerado grande, já se encontrava totalmente cheia e que foi pequena para as centenas de fiéis que não quiseram perder esta celebração, tendo uma grande parte deles ter que assistir no exterior  através de um ecrã gigante já colocado para o efeito.
Com a presença de quase todos os bispos portugueses, muitos sacerdotes, acólitos e muitas  outras entidades ligadas à igreja, podíamos também ver a presença dos principais governantes autárquicos de Santarém e de muitas representações da sociedade civil do distrito e diocese de Santarém.
Apesar de inúmeros meios de comunicação social presentes, como habitualmente deixo aqui fotos da tomada de posse, sendo uma reportagem um pouco exaustiva, já que toda a celebração foi culminando com actos dignos de nota.

http://www.scmbombarral.pt/index.php/a-instituicao

LUIZ PATRIARCA





















































































Sem comentários:

Enviar um comentário