domingo, 6 de novembro de 2011

A FONTE VELHA

A placa topominica
     Quem ainda se recorda da Fonte Velha?!...      Como era ela?!. Muitos de nós com certeza ainda se lembram daquela fonte de mergulho onde os animais especialmente os bovinos iam beber. Com certeza ainda se lembram daquela espécie de estrada que lhe dava acesso só transitàvel no verão.
   Hoje já nada disso lá está, nem a fonte como era nem a estrada intransitável.
   O espaço foi recuperado. Primeiro criando um tanque de reserva de água que servia e serve a população especialmente no verão. Depois a Junta de Freguesia do Carvalhal aproveitando o tecto do tanque e mais espaço ao redor criou um parque de merendas que merece ser utilizado e estimado.
     Da parte de baixo da estrada ainda lá estão os lavadouros públicos criados em 1932  conforme a inscrição que ainda lá se encontra.
     Era junto a estes lavadouros que por uma bica  escorria a água que as pessoas utilizavam nas suas casas.
     Era daqui também que se vinha buscar com uma bilha a água para a escola e não resisto a contar que uma vez me calhou a mim vir buscar água. Tive azar, parti a bilha, levei uma quantidade de reguadas da professora e no outro dia tive que trazerd e casa o dinheiro para a pagar que nesta altura não me lembro de quanto.
O parque de merendas

RECORDAR É VIVER

O assador

Um dos banco- mesa
Salgueiro Bombarral

Sem comentários:

Enviar um comentário